Global Palestras - Palestras, Palestrantes, Mestre de Cerimônia, Celebridades, Presença VIP, Palestrantes Renomados, Palestras Motivacionais, Cases de Sucesso, Motivação, Empresários, Economia, Política, Jogadores de futebol

Buscar Palestras

 
Tema:
 
Palestrante:
 

Demétrio Magnoli






Demétrio Magnoli
Doutor em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é integrante do Grupo de Análises de Conjuntura Internacional do Instituto de Relações Internacionais - IRR - USP, da referida universidade.

Autor e coautor de diversas obras, também é colunista dos periódicos O Estado de São Paulo e O Globo e comentarista de política internacional do Jornal das Dez da Globo News.

Foi colunista da Revista Época e da Folha de S. Paulo, até setembro de 2006.

Também foi colunista da Radio BandNews FM e comentarista do Jornal da Cultura.

Desde 1993 é diretor editorial do boletim Mundo: Geografia e Política Internacional.

Magnoli tem-se posicionado ativamente contra ações afirmativas e cotas raciais.

Em seu livro de 2009, Uma Gota de Sangue a tese central é de que ações afirmativas e o movimento negro resultem de uma armação ideológica - o multiculturalismo - , que conspira contra o principio da igualdade perante a lei.

Seu ponto de vista de que no Brasil a fronteira racial não existe na consciência das pessoas e de que já no seculo XIX a História do Brasil era contada como uma - mescla de raças - enquanto que nos Estados Unidos a segregação racial tornava-se normal, foi contestando mesmo em veículo dos quais ele participa ativamente, como Folha de São Paulo.

Magnoli refutou está análise afirmando que o autor da mesma - Marcelo Leite - havia sido vitima da pressa e que em seu livro havia 80 páginas que comprovariam e esclareceriam sua tese.

Magnoli, que quando era universitário nos anos 1980 foi militante de extrema esquerda - da facção Liberdade e Luta Libelu, uma organização trotskista, fez criticas em 2011 aos estudantes da USP que protestaram de forma violenta contra intervenções da Policia Militar de São Paulo no campus, em busca de usuários de maconha.

Na época, ele contestou inclusive a escolha do reitor da universidade pelo voto direto, afirmando que isso só fazia sentido nas décadas de 1960 e 1970, quando havia a necessidade de preservar a instituição de ensino como território da liberdade de expressão.

TEMAS DE PALESTRAS
- Política Internacional e Nacional
- Políticas Públicas
- Sociologia
- Geografia
- Jornalistas
- Mestre de Cerimônia
- Escritores / Autores
 



Global Palestras
Global Palestras 2017
Todos Direitos Reservados
Redes Sociais

Facebook Twitter