Global Palestras - Palestras, Palestrantes, Mestre de Cerimônia, Celebridades, Presença VIP, Palestrantes Renomados, Palestras Motivacionais, Cases de Sucesso, Motivação, Empresários, Economia, Política, Jogadores de futebol

Buscar Palestras

 
Tema:
 
Palestrante:
 

Paulo Gaudêncio






Paulo Gaudêncio

Psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo (USP), dedica-se há cerca de 40 anos à psicoterapia de grupo, coordenando uma equipe de terapeutas e pesquisa científica.

Consultor de empresas, Gaudêncio lecionou na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e Sorocaba e na Faculdade de Educação Física da USP, na área de medicina esportiva.
É colunista da revista Nova, da Editora Abril.

Lançou  o livro Mudar e Vencer, pela Editora Gente, e é autor de Men at Work, Minhas Razões, Tuas Razões e Ensaio Psicoanalítico sobre Mauá, Empresário e Político, entre outras obras.

Fundador do Instituto Paulo Gaudencio dedica-se há mais de 40 anos à psicoterapia de grupo e há mais de 30 anos à terapia empresarial.

Fundador da Editora Palavras e Gestos.

 Atividades

Professor de Psicopatologia, para os cursos de Psicologia e Pedagogia da PUC-SP

Professor de questões especiais de Psicopedagogia, para o curso de Pós-Graduação em Psicologia e e Pedagogia da PUC-SP

Professor de Psicologia Evolutiva, Psicologia Educacional e Psicopatologia para os cursos de Pedagogia e Didática da PUC-Sorocaba

Professor de "Tematic Apersectional Test" no Instituto Sedes Sapientiae da PUC-SP

Professor de Psicologia Religiosa do Instituto de Filosofia e Teologia de São Paulo

Professor de Psicologia Esportiva co curso de Pós-Graduação de Medicina Esportiva da Faculdade de Educação Física da USP

 Títulos

Psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo

 Livros Publicados

"Jovem Urgente", Edições Paulinas, 1974

"A Morada da Moral", MG Editores Associados, 1982

"Ensaio Psicoanalítico sobre Mauá", Empresário e Político, Bianchi Editores, 1987

"Vertentes Perspectiva 1", Livraria Freitas Bastos, 1988

"Dr. Gaudencio de Nova Responde", Editora Rosa dos Tempos, 1992

"Minhas Razões, Tuas Razões", Editora Gente, 1994

"Men at Work", Editora Gente, 1994

"Mudar e Vencer", Editora Gente, 1999

"Manual do Prazer", O Dia, 2002

"Manual do Prazer Feminino", O Dia, 2004

 Prêmios e Homenagens

Paraninfo das turmas de 1963 da PUC-SP

Patrono das turmas de Psicologia em 1983, da Faculdade São Marcos

Patrono das turmas de Psicologia em 1996, das Faculdades Metropolitanas Unidas

 Publicações

"A criatividade só existe na sua imaginação", Revista Vencer, nº 54

"Valores", jornal O Estado de São Paulo

"Comprometimento: Tarefa de Quem?"

"Pessoas Invadidas: Violência"

"O Líder e a Postura Maiêutica"

 Temas das Palestras

 Estamos vivendo, nos últimos 5 anos no Brasil, uma verdadeira revolução no comportamento profissional. Resultado evidente da globalização da economia e da competição internacional. Durante décadas uma postura superprotetora sobretaxou qualquer produto produzido no exterior. 

Conseqüência: nenhuma preocupação com qualidade. A diminuição, e a médio prazo, a eliminação desta bolha de proteção, colocou as empresas em competição com outras, para quem produzir com qualidade já faz parte da cultura. 

O esforço para o que se convencionou chamar de modernização, tem sido enorme e realizado em curto prazo. Qualidade Total, Reengenharia, Downsizing, enxugamento dos quadros, exigência de novas habilidades, mudança drástica do estilo gerencial, diminuição de níveis hierárquicos com horizontalização das empresas, mudança de conceitos de autoridade e disciplina, etc... 

Tantas mudanças em tão curto prazo impactaram as pessoas, elevando o nível do estresse a índices altíssimos. O ser humano emergiu como sendo o elo fraco da corrente, e, portanto, o ponto que marca a fragilidade da instituição. Aprender a lidar com esta novidade tornou-se emergencial, sendo apontada como a mais importante característica do novo estilo gerencial que é exigido. A isto se destina este conteúdo.

 Compreender o ser humano, seus conflitos internos e externos, o relacionamento, etc...

 Objetivos:

- Fornecer informações sobre a psicodinâmica do Ser Humano na Empresa.

- Trabalhar com os fatores que facilitam a Sinergia do Grupo, despertando a consciência das emoções envolvidas neste processo (medo, competição, dupla mensagem, etc...)

- Desenvolver conceitos sobre a flexibilidade no desempenho de papéis profissionais e pessoais.

- Facilitar o aumento da produtividade profissional.

- Facilitar a melhoria da qualidade nas relações interpessoais com os clientes internos, externos e a própria equipe de trabalho, destacando a importância do "feedback" no alcance deste objetivo.

 Programa:

O trabalho será realizado em 4 módulos:

1º módulo:

A modernidade, Immanuel Kant, A mulher objeto e a Empresa Brasileira.

A forma como o Ser Humano se relaciona com as instituições. Veremos conceitos fundamentais como:

- Dignidade - Compreender, através de situação vivencial, o impacto dos valores individuais na relação indivíduo - Empresa.

- Autonomia - Compreender os conceitos de controle interno e externo, autonomia e norma.

- Modernidade - Extrapolar o conceito de modernidade tecnológica para o conceito de modernidade humana.

- Comprometimento - Ajustar objetivos individuais e empresariais para alcançar o comprometimento.

Tais conceitos serão trabalhados na sua compreensão teórica e na sua aplicação prática, na realidade das empresas hoje em dia.

2º módulo:

O ajustamento humano.

Como o ser humano se relaciona consigo mesmo e com os outros seres humanos. Fundamentalmente estudaremos o que é papel profissional e sua enorme importância no ajustamento humano. Os conceitos que trabalharemos:

- Ajustamento Humano - Olhar o ser humano do ponto de vista do ajustamento emocional, aprofundando a compreensão de impulso, conflito consciente e inconsciente, angústia e ansiedade, frustração e compensação, ajustamentos normais e patológicos, ego idealizado.

0 Conflitos - Vivenciar situação de conflito entre norma e decisão individual, e compreender a necessidade de buscar sintonia entre ambas.

- Papel Profissional - Conscientizar-se do papel profissional no contexto dos demais papéis e da importância da vivência de muitos papéis para o equilíbrio pessoal e profissional.

Compreender basicamente a diferença entre emprego e profissão e a importância disso no tripé: 

-Produtividade / Saúde Física e Mental / Satisfação Pessoal. 

Como no módulo anterior trabalharemos a compreensão teórica dos conceitos e sua aplicação prática na realidade profissional.

 3º módulo:

Impulsos e Papel Profissional.

Iniciar a revisão da qualidade que aprendemos a atribuir aos impulsos básicos na economia emocional do Ser Humano:

- Impulsos no Papel Profissional: Agressividade / Afetividade / Medo - Informar sobre a utilidade moral de qualificação dos impulsos.

- Criar a possibilidade do início da revisão da qualidade que aprendemos a atribuir aos impulsos.

- Compreender a função dos impulsos no papel profissional e o equilíbrio deles entre si.

 4º módulo:

Planejamento Individual e Institucional.

Complementar a compreensão do ajustamento humano, conceituando e aplicando conceitos como:

- Estresse - Compreender os mecanismos de estresse, seu aspecto positivo e patológico, e como prevenir o estresse patológico.

- Outros Papéis - Dentro de uma visão holística do Ser Humano, enfatizar a importância dos outros papéis no equilíbrio de Ser Humano.

- Felicidade - Quais as causas da felicidade no papel profissional. Compreender sua relação com o resgate da dignidade.

- Paixão - Estudar os mecanismos da paixão, sua aplicação no papel profissional e sua relação com a prevenção da patologia com o estresse.

- Mudanças / Crise - Compreensão dos conceitos, seus aspectos positivos e negativos e quais as emoções envolvidas nesses processos.

- Fórmula da Velocidade da Mudança - Metodologia para o planejamento de mudanças comportamental a nível individual e de mudança de cultura a nível de organização.




Global Palestras
Global Palestras 2017
Todos Direitos Reservados
Redes Sociais

Facebook Twitter