Global Palestras - Palestras, Palestrantes, Mestre de Cerimônia, Celebridades, Presença VIP, Palestrantes Renomados, Palestras Motivacionais, Cases de Sucesso, Motivação, Empresários, Economia, Política, Jogadores de futebol

Buscar Palestras

 
Tema:
 
Palestrante:
 

Pedro Adachi






Pedro Adachi

Graduação em Direito pela USP, com especialização em Direito de Empresas, pós-graduação em Administração de Empresas no CEAG da EAESP-FGV e mestrado em administração e negócios (MBA) pela Ohio University (EUA), além da participação em diversos cursos sobre empresas familiares, destacando-se o Leading the Fami ly Business no IMD (em Lausanne na Suíça).

Atualmente é sócio-diretor da Societàs Consultoria, prestando assessoria e consultoria a diversas empresas familiares.

Atua também como professor e palestrante sobre temas relacionados com empresas familiares no Ibmec, na ESPM (Núcleo de Empresas Familiares e de Governança Corporativa) e em outras instituições. É o responsável pela primeira pesquisa realizada no Brasil pelo FBN (Family Business Network) e pela pesquisa Governança e Sucessão em Cem Empresas Familiares Brasileiras na ESPM.

Exerceu o cargo de diretor administrativo financeiro de uma empresa familiar na área de agro-negócio; foi conselheiro da CIESP (Regional de Rio Claro); atuou como professor universitário na FEA-RP da USP, ministrando disciplinas de Gestão Empresarial e Planejamento Estratégico.

Sua experiência na área de empresa familiar é formada em diversas perspectivas: como herdeiro e sucessor, sendo membro da terceira geração de uma sociedade familiar; como executivo, tendo atuado como diretor de uma organização familiar; como consultor empresarial , atuando em programas de gestão, governança corporativa, planejamento estratégico e sucessório de diversas empresas familiares; como palestrante e professor, ministrando diversos cursos e palestras; como pesquisador e estudioso coordenando e realizando pesquisas envolvendo este tema e como autor de livro e artigos sobre empresas familiares, destacando-se o livro Família S.A. - Gestão de Empresa Familiar e Solução de Conflito, publicado pela Editora Atlas.

É incontestável a importância das empresas familiares, tanto que a maioria das organizações no Mundo pode ser considerada como empresas familiares.

A relevância em aprofundar o conhecimento sobre este tema está relacionado com o elevado grau de mortalidade deste tipo de sociedade, já que pesquisas internacionais demonstram que apenas 1/3 das empresas familiares passam pela segunda geração, e destas somente 15% sobrevivem à terceira geração. São números assustadores e que levam a todos a se preocuparem cada vez mais em estudar as peculiaridades envolvendo as empresas familiares.

Dentro deste enfoque, a presente proposta contempla a realização da palestra

A Importância do Planejamento Sucessório na Empresa Familiar, com duração aproximada de uma hora e meia (noventa minutos).

O principal objetivo desta palestras é transmitir informações genéricas e práticas sobre assuntos relacionados com empresas familiares, tais como o momento de iniciar o planejamento sucessório e a profissionalização dos futuros sócios e, os erros e acertos envolvendo a sucessão.

Por se tratar de uma palestra dirigida a empresários e universitários que participarão do 1o Encontro Nacional de Escolas de Negócios a ser realizado nos dias 31 de março, 01 e 02 de abril de 2009, na cidade de Poços de Caldas, a abordagem será bastante prática e objetiva.

A experiência do palestrante, Prof. Pedro Podboi Adachi, é fundamental para esta abordagem, visto ser membro da terceira geração de uma sociedade familiar, atuar como assessor e consultor em diversas organizações familiares, além de ser professor, pesquisador e palestrante deste tema.

Esclareço que se trata de um tema escolhido com base no público alvo deste evento, porém são muitos os assuntos que podem ser abordados em uma palestra sobre empresas familiares, tais como:

* Pontos essenciais no processo de sucessão de uma empresa familiar

* A gestão e o planejamento estratégico em uma empresa familiar

* A profissionalização na empresa familiar, incluindo a postura dos futuros sócios e herdeiros

* O planejamento sucessório e a governança corporativa

* Os equívocos que podem comprometer a sobrevivência de uma empresa familiar

Fique à vontade para alterar o tema ou mesmo escolher outro assunto, caso entenda que existe algo mais interessante para ser abordado neste evento.

 Temas das Palestras 

A palestra "A Importância do Planejamento Sucessório na Empresa Familiar " foi especialmente desenvolvida para o público interessado pelo fascinante tema envolvendo as empresas familiares.

Para melhor compreender o conteúdo desta palestra, segue a explicação do público alvo, da metodologia adotada, do conteúdo, da duração e do material didático:

 Público alvo

Esta palestra é voltada especialmente para os membros de empresas familiares, como fundadores, empresários, dirigentes, empreendedores, futuros sócios, herdeiros, e demais pessoas interessadas neste fascinante tema.

Não existe qualquer restrição para a participação de profissionais não familiares, tampouco de pessoas que não tenham qualquer vínculo com empresa familiar.

Desta forma, a decisão de escolha dos participantes é exclusiva dos organizadores do evento, e não impede ou compromete o resultado da palestra.

 Metodologia da palestra

A palestra não apresenta um formato puramente acadêmico, já que não existe preocupação com a divulgação de conceitos e teorias.

Por se tratar de um público que necessita de informações práticas e objetivas, o objetivo principal é transmitir, de forma condensada, apenas os principais conceitos e fundamentos relacionados com o cativante universo formado pelas empresas familiares, e focar, de forma mais intensiva, em casos práticos e soluções que permitam aos participantes aplicarem em seus próprios negócios.

 Conteúdo

O conteúdo da palestra A Importância do Planejamento Sucessório na Empresa Familiar é bastante amplo, podendo ser listado alguns dos assuntos mais relevantes, que são abordados, mesmo que alguns, de forma superficial:

 Empresas familiares: conceitos e características

* Curiosidades e peculiaridades

* Início dos conflitos na sociedade familiar

* Gerenciamento de conflitos

* Planejamento sucessório

* Governança corporativa nas empresas familiares

* Governança familiar ou governança invisível

* Profissionalização na empresa familiar

* Postura dos futuros sócios e herdeiros

* Equívocos na implantação do processo sucessório

 Note-se que apesar da sugestão de temas, o conteúdo poderá ser adaptado, procurando atender aos interesses e expectativas dos participantes e/ou dos organizadores do evento.




Global Palestras
Global Palestras 2017
Todos Direitos Reservados
Redes Sociais

Facebook Twitter