Global Palestras - Palestras, Palestrantes, Mestre de Cerimônia, Celebridades, Presença VIP, Palestrantes Renomados, Palestras Motivacionais, Cases de Sucesso, Motivação, Empresários, Economia, Política, Jogadores de futebol

Buscar Palestras

 
Tema:
 
Palestrante:
 

Vanderlei Cordeiro






Vanderlei Cordeiro

Vanderlei Cordeiro de Lima nasceu no dia 4 de julho de 1969 na cidade de Cruzeiro do Oeste, interior do estado do Paraná. Oficialmente, seu registro aponta para a data de 11 de agosto. É o sétimo filho do casal José Cordeiro de Lima (já falecido) e Aurora de Lima. Quando criança, a família mudou-se para Tapira, também no interior do Paraná, onde Vanderlei cresceu e concluiu o primeiro grau. Foi em Tapira que aprendeu a cuidar da terra e a desenvolver o gosto pela corrida, pois a família trabalhava como bóia-fria nas plantações da região.

Da vivência familiar herdou a perseverança, a boa índole e a capacidade de enfrentar adversidades com coragem e bom-humor.

Correr nas estradas de terra nos períodos em que a família trabalhava nas lavouras no interior do Paraná virou a grande diversão do menino Bodega, apelido carinhoso de Vanderlei. Os trabalhadores rurais arrebanhavam toda a família para o trabalho de plantio ou de colheita, ora de café, ora de amora, ora de cana-de-açúcar, num esforço para melhorar a modesta renda que era sazonal, e que tirava as crianças da escola inevitável e frequentemente.

Na hora do descanso para almoço, a criançada punha-se a correr atrás da bola e a jogar as tradicionais peladas ali mesmo, no campo de trabalho. Mas Bodega, punha-se a correr. Sentia um prazer nessa prática, que logo o faria notado por seu professor de educação física, Arnei César Moreira, que o convidou a participar dos jogos interescolares, representando a escola, na corrida.

Na época ele já estava no "ginásio", aos quase 12 anos de idade, e sua participação trouxe vitória à Escola Estadual Castelo Branco.Treinar passou a ser rotina diária.

Nas competições da região, ele já se fazia notar, mas ganhou destaque ao conquistar o 4º lugar no Troféu Maringá, aos 16 anos. Foi convidado a treinar com vistas a representar a cidade em jogos regionais.

Por seus bons resultados, acabou convidado para treinar para provas de pista em São Paulo, pela equipe Eletropaulo. O ano era 1988 e o treinador, Humberto Garcia de Oliveira. Os resultados melhoravam e em 1990 acabou trocando de equipe, passando a treinar pela União Esportiva Funilense, então sediada em Campinas.

O treinador era Asdrúbal, que faleceu em 1992, ocasião em que passa a treinar com Ricardo DAngelo, com quem não deixaria mais de trabalhar.

Os resultados em pista e em provas de rua apontavam um talento crescente para as corridas de fundo, mas era preciso maturidade e treino para experimentar a maratona. Ainda em 1992, Vanderlei ganha visibilidade nacional por subir ao 4º lugar do pódio na São Silvestre.

A primeira maratona aconteceu "sem querer" em Reims (França), no ano de 1994: contratado para coelho da prova até o 20km, e sentindo-se bem, acabou terminando a prova em primeiro lugar. Nascia ali o maratonista.

De lá para cá, Vanderlei conquistou importantes resultados.

 Temas de Palestras

- Atletas 

- Superação

- Motivação

- Metas

- Competititvidade

- Liderança




Global Palestras
Global Palestras 2017
Todos Direitos Reservados
Redes Sociais

Facebook Twitter