Global Palestras - Palestras, Palestrantes, Mestre de Cerimônia, Celebridades, Presença VIP, Palestrantes Renomados, Palestras Motivacionais, Cases de Sucesso, Motivação, Empresários, Economia, Política, Jogadores de futebol

Buscar Palestras

 
Tema:
 
Palestrante:
 

Jaime Lerner






Jaime Lerner

Jaime Lerner, nascido em 17 de dezembro de 1937 em Curitiba, é arquiteto e urbanista, graduado em pela Universidade Federal do Paraná em 1964.

Um dos criadores e estruturadores do Instituto de Pesquisa e planejamento urbano de Curitiba (IPPUC) em 1965, participou da preparação do Plano Diretor de Curitiba que resultou numa transformação física, econômica e cultural da cidade.

Foi prefeito de Curitiba em três mandatos: 1971/75, 1979/83 e 1989/92.

Durante seu primeiro mandato, lerner consolidou a transformação urbana e implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo reconhecido mundialmente por sua eficiência, qualidade e baixo custo.

Nos mandatos seguintes, além das ações de planejamento urbano inovadoras, Lerner intensificou e implantou programas que resultaram avanços sociais importantes, colocando Curitiba entre as capitais com a melhor qualidade de vida do mundo.

Eleito governador do Paraná em 1994 e reeleito em 1998, Lerner promoveu a maior transformação econômica e social da história do Estado. Apoiado numa vencedora política de atrações de investimentos, o Paraná consolidou sua posição como um dos principais focos econômicos do país, recebendo U$ 20 bilhões em investimentos entre 1995 e 2001. Reproduzindo a experiência de sucesso de Curitiba, Jaime Lerner modernizou transporte, uso de solo, educação, saúde, saneamento, lazer e industrialização como um todo.

Quando esteve fora de cargos públicos, Jaime Lerner continuou desenvolvendo diversos projetos de arquitetura e planejamento urbano.

Na década de 60, ele e sua equipe venceram dois importantes concursos de arquitetura: 1º colocado no Concurso Nacional para a Sede da Policia Federal em Brasília, 1968; 2º. colocado no Concurso Internacional Eurokursaal em San Sebastian, Espanha, 1966. Foi membro do grupo de jovens arquitetos brasileiros que representaram o Brasil na Exposição Bienal de Paris em 1969. Em 1989 ganhou a Medalha de prata no International City Design Competition promovido pela Escola de Arquitetura e Planejamento urbano da Universidade de Wisconsin nos Estados Unidos.

Além de presidir a Sessão Paranaense do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB, Lerner também recebeu diversos prêmios regionais e nacionais em projetos de arquitetura e planejamento urbano.

Lerner desenvolveu projetos para várias cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju, natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói, entre outras. Também rtrabalhou em Caracas (Venezuela), San Juan (Puerto Rico), Xangai (China), Havana (Cuba), Seoul (South Korea); e foi consultor das nações Unidas para assuntos urbanos.

Lerner foi professor convidado pela Universidade de Berkeley, Califórnia e deu diversas palestras nas Universidades de Cincinnati (USA), Columbia (USA), Osaka (Japão) entre outras. Participou também de seminários e congressos em diversos países como Colombia, Puerto Rico, Espanha, França, Inglaterra, Japão, Estados Unidos, China e Emirados Árabes. Recentemente ministrou curso como professor convidado pela Universidade de Columbia.

Entre as principais conferências, Lerner participou da International Green Forum, Osaka, Japão (1986) New York Academy of Sciences (1986); Conferencia UIA/AIA World Congress of Architects (Chicago, USA, 1993), 53rd Annual United Nations Conference (2000), e na Clinton Global Initiative (2006). Em 2006, foi convidado a participar na exposição "Leonardo da Vinci: Men Inventor, Genius - section Modern-Day Leonardos, no Museu de Ciência e Industria de Chicago, USA; e na 8th Bienal Internacional de Arquitectura de Santo Domingo, Republica Dominicana. Foi um dos principais palestrantes do TED - Ideas Worth Spreading em Monterrey, California em 2007; no Ecocity World Summit em San Francisco, California ; na Conferencia Urban Age em Sao Paulo, em 2008; e na Made Expo Madrid, Espanha, em 2009.

É também um dos fundadores do Instituto Jaime Lerner, centro criado para disseminar estratégias de desenvolvimento urbano.

Em julho de 2002, Lerner foi eleito presidente da União Internacional dos Arquitetos , UIA, para um mandato de três anos. Seru principal programa na UIA foi o projeto Celebração das Cidades, que convocou todos os paises e culturas para desenvolver propostas para soluções urbanas.

Desde 2003, Jaime Lerner preside o Jaime Lerner Arquitetos Associados, seu escritório de arquitetura em Curitiba. A empresa tem um quadro de consultores e colaboradores em diversas áreas de conhecimentos, reunidos através da experiência obtida em Curitiba e nos diversos projetos em outras cidades brasileiras e no exterior. Atualmente o escritório desenvolve trabalhos para São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Recife, Joinville, Cuiabá, São Caetano, Campinas, e também David (Panamá), Oaxaca, Durango (México), Luanda (Angola) além de diversos projetos para o setor privado.

 Temas das Palestras

- Empresario / Executivo de Sucesso

- Sustentabilidade / Meio Ambiente

- Arquitetura e Design 

- Política 

- Criatividade e Inovação

- Empreendedorismo




Global Palestras
Global Palestras 2017
Todos Direitos Reservados
Redes Sociais

Facebook Twitter